

sobre mim.

A minha história em poucas linhas...
Activista, aluno da natureza, curioso e apaixonado pela aprendizagem e partilha de conhecimento em várias áreas, entre as quais, Construção Natural.
Desde muito cedo que me dividi entre a técnica e a arte.
Estudei tecnologias diversas e cultivei prematuramente o interesse pela imagem, primeiro a fotografia, depois o cinema.
Fui Fotógrafo, Mecânico, Cineasta, Projeccionista, Formador, Electricista, Técnico de Electrónica, Técnico de Som e Vídeo, entre outras coisas.
Com várias décadas de profissões tecnológicas e cansado do vertiginoso mundo da tecnologia industrial, desde há alguns anos que procuro aproximar-me da natureza por diversas vias.
Através de uma necessidade pessoal estudei sistemas construtivos diversos, tendo esbarrado na Construção Natural, ou Bioconstrução como agora se defende.
Foi no aprofundamento das técnicas construtivas antigas com recurso a matérias simples como a terra e as fibras que me senti mais ligado à raiz da minha existência. Por essa via, fez-me sentido uma introspecção ao sentido da vida.
Desde 2010 que dedico tempo ao estudo dos sistemas construtivos ancestrais e ensaio várias técnicas vernáculas. Constatei que, no geral, todas essas técnicas estavam mais conectadas com a natureza.
Academicamente aprofundei conhecimento em Conservação e Reabilitação de Construções, tendo-me focado no estudo das Patologias Construtivas.
Porque as patologias não se limitam aos sistemas construtivos, a casa só pode ser saudável quando o espaço em que a mesma se insere e a sua envolvente também o é. Os lugares também podem ser patogénicos por diversas razões.
Consciente da importância dos lugares no nosso bem estar, tenho vindo a dedicar algum tempo ao estudo da Geobiologia e Saúde Geoambiental, o que me tem feito despertar para questões para as quais os imperativos das nossas vidas modernas tornavam imperceptíveis. Curiosamente, nem tudo o que é natural é sempre bom!
​
Sistematizar a minha aprendizagem para que possa partilhar o conhecimento da forma mais intuitiva. Chamar a atenção para a importância da casa e do meio envolvente da mesma como contributo sério à qualidade de vida dos ocupantes. Tudo sem perder de vista o impacte de qualquer construção nos ecossistemas e da importância da redução dos gases de efeito de estufa através de práticas e sistemas construtivos sustentáveis.
A ensinar é onde me sinto mais útil. Tentarei parcerias locais para descentralizar a formação, fazendo cursos ou workshops onde haja interesse e necessidade.
Provavelmente farei uma incursão pelo Biomimetismo (prática de aprendizagem e imitação das estratégias encontradas na natureza para resolver desafios dos humanos), já que pode ser uma via para resolver muitos dos problemas da humanidade. Parece-me mais interessante perguntar à natureza, observando-a, do que tentar encontrar futuro em Marte.
Finalmente, pretendo colocar todo este conhecimento num livro, que desejo abrangente e acessível a todos os que procuram respostas em diversas matérias relacionadas com a construção e o seu efeito nas nossas vidas. Embora existam muitos livros sobre construção, senti sempre que se focam maioritariamente em temas técnicos deixando de fora uma grande diversidade de matérias menos técnicas, mas interessantes para quem quer começar todo o processo de construção do zero ou da reabilitação de edifícios antigos. Há também frequentemente a necessidade de ajuda na análise das diferenças entre comprar ou construir a casa, e ainda das opções entre novo e usado.
Ao longo do meu percurso como formando e formador, através da exposição de muitas questões colocadas, tenho tido a oportunidade de identificar dúvidas dos participantes às quais os livros não respondem. Frequentemente, há dúvidas relacionadas com a reabilitação ou conservação de sistemas construtivos antigos, e essa área é uma enorme lacuna na maioria da literatura existente. Assumo aqui o desafio da edição de um livro útil e pertinente, mas também abrangente.
Até breve!
O futuro

Curriculum
Formador certificado pelo IEFP com avaliação: 5 (Excelente). Iniciei-me como formador de Tecnologias de Cinema e Vídeo em 1983. Criei, desenvolvi e ministrei diversas acções de formação ao serviço do Exército, da Fundação Culturgest e de várias Associações.
Frequentei o Curso Geral de Artes Visuais na António Arroio e o Curso Geral de Electricidade na Fonseca Benevides. Desde 1977 fiz diversos cursos em Portugal, Espanha, França e Inglaterra nas áreas de Fotografia, Mecânica, Electricidade, Electrónica, Cinema, Vídeo e Televisão. Em 1984 fui louvado pelo “Estado Maior do Exército” pelo desempenho prestado na Filmoteca do Exército. Em 1986 realizei a curta metragem “Sais de Prata” que viria a ser Prémio Ficção do Festival Juvecine, tendo sido exibido pela RTP-2. Até 1993 fui técnico de Som e Vídeo da Companhia Nacional de Bailado e do Teatro Nacional de São Carlos. Em 1993 aceitei o convite da Culturgest para coordenar os Audiovisuais.
Em 2011 apaixonei-me pela Construção Natural e tenho vindo a estudar vários processos construtivos. Frequentei várias formações com mestres e escolas nacionais e estrangeiras, tendo aprofundado conhecimentos em vários sistemas construtivos e materiais naturais, incluindo técnicas de abóbodas, Mexicanas e Núbias. Estudei argilas, cais e gessos. Em 2014 dirigi o projecto Taipa 2 (construção de edifício em Taipa concluída em 2015) onde pude experimentar e explorar algumas técnicas menos comuns neste tipo de edifícios. Frequentei na Escuela de Patrimonio de Nájera o Curso de Coberturas de Pastos com o Mestre António Gandano, e o Curso de Estuques de Gesso e Cal com o Mestre Luis Prieto. Iniciei o estudo de Geobiologia com Fernando Perez, Director Técnico do Instituto para la Salud Geoambiental. No ISEL frequentei o Curso de Inspecção de Construções, onde aprofundei conhecimentos sobre as principais patologias dos edifícios antigos e contemporâneos.
Nos últimos anos aprofundei conhecimento em bioconstrução, reabilitação de edifícios e diagnóstico de patologias em diversos cursos, dos quais destaco:
«Construire en terre crue aujourd'hui» - AMACO – Nota final 94 %
«Bâti existant et humidité – diagnostic avant réhabilitation» - POUGET Consultants et CSTB – Nota final 88%
«Rénovation performante - les clés de la réhabilitation énergétique» - ASDER-ARCANNE – Nota final 89%
«Construction chanvre» - Ecole Nationale du Chanvre – Nota final 97%
«Bâtiment & Biodiversité» - WILD TREES et OID – Nota final 88%
Conclui no ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Pós-Graduação em Reabilitação e Conservação de Construções com a nota final de 16 valores.
Iniciei-me publicamente como formador em Bioconstrução em colaboração com a Associação Arte Estúdio Imaginário e colaborei regularmente nos Cursos de Construção Natural da Ecoaldeia de Janas, entre outros Workshops desenvolvidos a pedido, em função de necessidades específicas.
Paralelamente, tenho exercido funções de consultor técnico na reabilitação e conservação de edifícios antigos e orientado novos projectos.
Tenho ainda desenvolvido vários processos de investigação nas áreas da terra celulósica, dos rebocos térmicos e dos isolamentos térmicos naturais.